Video of the Day

Novo planeta poderia abrigar vida, afirma astrônomo


Talvez um visitante não viesse a se sentir exatamente em casa. Mas o planeta conhecido como Gliese 581d tem muito mais em comum com a Terra do que os astrônomos imaginavam inicialmente. Novas medições sobre a órbita do planeta o colocam firmemente em uma região na qual as condições seriam propícias à presença de água em forma líquida e, assim, de vida tal qual a conhecemos, afirmou o astrônomo Michel Mayor, da Universidade de Genebra, Suíça, em anúncio recente.

"O planeta está na zona habitável (que sustenta vida), e pode ser que exista um oceano em sua superfície", disse Mayor durante a Semana Européia de Astronomia e Ciência Espacial, uma conferência realizada na Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido. Descoberto em 2007, o Gliese 581d teve sua posição inicialmente calculada como distante demais de sua estrela - o que o tornaria frio demais - para sustentar um oceano.

Mas Mayor e seus colegas agora acreditam ter descoberto um quarto planeta orbitando o Sol do sistema solar Gliese 581 - e se trata do mais leve dos exoplanetas até agora identificados. O astro, conhecido como Gliese 581e, tem massa duas vezes maior que a da Terra e é o mais próximo do Sol, completando uma órbita em 3,15 dias.

"Isso reduz o fator de massa (do exoplaneta mais leve conhecido) a menos da metade. O exoplaneta mais leve entre os anteriormente identificados tinha massa cinco vezes superior à da Terra", afirmou Andrew Collier Cameron, astrônomo da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido, que não participou da descoberta.

Fonte: Portal Terra / (The New York Times)
Share on Google Plus

About Daniel de Araujo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 Comentários:

  1. Gliese 581 é uma estrela anã vermelha e está localizada a 20,3 anos luz da Terra,ao seu redor orbitam 6 planetas,no qual o Gliese 581d faz parte,pois bem,Gliese 581d é um planeta telúrico, e sua massa é 8 vezes maior do que a Terra,caracterizando-o assim como Super Terra,porém a luz que esse planeta recebe de sua estrela é muito pouca,em comparação com a Terra, seria apenas 30% do que recebemos de luz do nosso Sol,em outras palavras Gliese 581d parece sugerir ser um planeta frio, no entanto se houver um efeito estufa atmosférico, é provável que possa abrigar água em estado liquído.Além de Gliese 581d,também orbitam a estrela Gliese os planetas:Gliese 581b que é um planeta gasoso com massa 5 vezes superior a da Terra;Gliese 581c que também se encontra na zona habitável;Gliese 581e é o planeta que está mais próximo da sua estrela, tem uma massa de apenas 1,9 vezes a massa da Terra;Gliese 581f Planeta com massa de 7 vezes a da Terra, e o mais distante em relação à estrela que orbita;581g Planeta rochoso, até agora, o planeta que mais tem hipóteses de abrigar vida, além da Terra, sua massa é de 3 a 4 vezes a da Terra, está na chamada zona habitável e está no meio de 2 planetas um quente outro frio.um ano em Gliese 581g dura apenas 37 dias, é este o tempo que leva a completar uma volta(translação) à sua estrela. E mostra sempre a mesma cara à estrela, como a Lua faz com a Terra. Assim, no lado do planeta virado para o Sol é sempre dia e no que fica na obscuridade, a noite é eterna.

    ResponderExcluir