Video of the Day

A Lenda da Bruxa de Gwrach

O significado do nome Gwrach-y-rhibyn, literalmente é "Bruxa da Bruma" mas é mais comumente chamada de "Bruxa da Baba". Dizem que parece com uma velha horrenda, toda desgrenhada, de nariz adunco, olhos penetrantes e dentes semelhantes a presas. De braços compridos e dedos com longas garras, tem na corcunda duas asas negras escamosas, coriáceas como a de um morcego. Por mais diferente que ela seja da adorável banshee irlandesa, a Bruxa da Baba do País de Gales lamenta e chora quando cumpre funções semelhantes, prevendo a morte. Acredita-se que a medonha aparição sirva de emissária principalmente às antigas famílias galesas. Alguns habitantes de Gales até dizem ter visto a cara dessa górgona; outros conhecem a velha agourenta apenas por marcas de garras nas janelas ou por um bater de asas, grandes demais para pertencer a um pássaro. Uma antiga família que teria sido assombrada pela Gwrach-y-rhibyn foi a dos Stardling, do sul de Gales. Por setecentos anos, até meados do século XVIII, os Stardling acuparam o Castelo de São Donato, no litoral de Glamorgan. A família acabou por perder a propriedade, mas parece que a Bruxa da Baba continuou associando São Donato aos Stardling. Uma noite, um hóspede do Castelo acordou com o som de uma mulher se lamuriando e gemendo abaixo de sua janela. Olhou para fora, mas a escuridão envolvia tudo. Em seguida ouviu o bater de asas imensas. Os misteriosos sons assustaram tanto o visitante que este voltou para cama, não sem antes acender uma lâmpada que ficaria acesa até o amanhecer. Na manhã seguinte, indagando se mais alguém havia ouvido tais barulhos, a sua anfitriã confirmou os sons e disse que seriam de uma Gwrach-y-rhibyn que estava avisando de uma morte na família Stardling. Mesmo sem haver um membro da família morando mais no casarão, a velha bruxa continuava a visitar a casa que um dia fora dos Stardling. Naquele mesmo dia, ficou-se sabendo que o último descendente direto da família estava morto.
Share on Google Plus

About Daniel de Araujo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

5 Comentários:

  1. Em bruxa eu não acredito. =P
    Mas pode-se considerar como uma mitologia. ^^

    ResponderExcluir
  2. ADORO LENDAS SOBRE BRUXAS!
    NÃO ACREDITO (muito!)QUE ELAS EXISTAM,MAS ALÉM DE TER UM UN POUCO DE RESPEITO, TENHO ''medinho'' DELAS!
    BELA HISTÓRIA!!!

    ResponderExcluir
  3. gente bruxa e bruxo existe, e eu sou um exemplo lido com a brucaria desde o 5 anos. Esta historia, ta mia que exagerada. Olha, pra quem curte ou tem curiosidade. acessa:
    www.thabernaencantadadomago.blogspot.com
    Lá eu faço, encanto e vendo poções, óleos, banhos, pós mágicos e etc.
    logo,logo estarei ministrando curso de magia

    ResponderExcluir
  4. muito enteresante adoro bruxas

    ResponderExcluir
  5. Só eu que acho que essa bruxa paresse o Hades do desenho Hercules nessa foto?

    ResponderExcluir