Video of the Day

Fenômeno da Voz Eletrônica (FVE) no Manteno State Mental Hospital ( EUA, Chicago)

Em uma noite de janeiro de 2002, um grupo de investigadores do grupo de pesquisas paranormais visitou um hospício abandonado ao sul de Chicago, Illinois. O hospital tinha um passado sombrio. Antes de ter sido fechado, nos anos 70, ele abrigava insanos que cometeram crimes. Ocasionalmente, os funcionários do hospital executavam criminosos por eletrocussão.
A equipe de investigadores andou pelo sanatório estadual de Manteno gravando fitas de áudio e vídeo enquanto caminhava. Eles não ouviram nem viram nada estranho enquanto estavam lá, mas, quando rebobinaram a fita de vídeo, descobriram algo muito surpreendente. No hospital vazio e sem energia elétrica, eles ouviram muito claramente o som de uma voz feminina chamando "Dr. Martin" ("Martin" é o melhor palpite, eles não estão completamente certos do nome do médico).
A voz foi gravada pelo Southern Wisconsin Paranormal Research Group, grupo de pesquisa paranormal do sul de Winsconsin, uma das muitas organizações no mundo todo que estuda o fenômeno da voz eletrônica (FVE ou EVP, em inglês).

O que é o fenômeno da voz eletrônica

A FVE é a gravação de vozes do outro mundo em fitas cassete, gravadores de rolo e outros equipamentos de gravação. Uma expressão mais recente para o fenômeno,transcomunicação instrumental (TCI), se refere especificamente à maneira pela qual as vozes são gravadas usando tecnologia. Muitas das pessoas que gravam regularmente essas vozes dizem que elas são de espíritos: vozes de homens, mulheres e crianças que morreram e tentam se comunicar do além-túmulo. Como os espíritos não possuem mais um corpo com cordas vocais, eles não podem realmente "falar". Em vez disso, diz a teoria, eles usam sua energia para manipular eletronicamente o som de uma forma que se assemelha à voz falada.Os céticos dizem que a FVE é apenas uma interferência de rádio ou peças pregadas por nossa mente.
As vozes raramente são ouvidas durante a gravação, mas somente durante a reprodução. Elas podem ser faladas tão baixo que mal podem ser ouvidas, ou tão distorcidas que precisam ser ouvidas várias vezes para se determinar seu significado. As palavras podem estar em qualquer idioma, e até mesmo estar em uma combinação de idiomas (chamada poliglota). Às vezes, a voz responde a perguntas ou se dirige diretamente ao pesquisador. Ela pode chamar a pessoa pelo nome ou mencionar algo muito pessoal para o pesquisador. Algumas vezes, a voz soa como se estivesse cantando.
Os pesquisadores classificam as gravações com base em sua audibilidade:
  • classe A - as vozes estão muito claras e facilmente compreensíveis;
  • classe B - as vozes são razoavelmente altas e claras e algumas vezes audíveis sem fones de ouvido;
  • classe C - as vozes são faladas muito baixo e freqüentemente indecifráveis.
Independentemente de quão clara é a gravação, as vozes raramente falam por mais de uns poucos segundos de cada vez. Os pesquisadores gastam horas ouvindo várias vezes para decifrar o significado por trás de apenas alguns segundos de som.
Encontrei poucos exemplos em português desses fenômemos. O vídeo do Youtube abaixo é um que me chamou muito a atenção pela nitidez, foi gravado das ondas da rádio Itatiaia AM de Minas Gerais (Frequência 650 KHz) .



Existe um filme que fala mais sobre o FVE. Ele se chama Vozes do Além e conta a história de um homem que perdeu a esposa em um acidente e descobre que ela quer fazer contato. Ele se envolve perigosamente com o FVE e descobre também que não é só sua mulher que quer fazer contato. Ele se vê numa situação de risco quando percebe que outros espíritos nada do bem estão tentando atrapalhar a sua jornada.
Abaixo o Trailer do filme:


Sinistro não?
Share on Google Plus

About Daniel de Araujo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

6 Comentários:

  1. Acho que vi isso no IÉB.
    Mas não vi fonte...

    ResponderExcluir
  2. q idiotisse esse da radio itatiaia, ve o filme: "Contatos imediatos de quarto grau", eu acho q é esse, ve, tem o msm som q os et fazem nesse filme, igual, n tem diferença nenhuma

    ResponderExcluir
  3. malz, apaga esse comentario aew
    eu escrevi pq ouvi so o começo do video

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante,pena que no caso do rádio,o mais provável é que esteja fora de sintonia,e outra coisa,o rádio opera com antena,e essa antena por sua vez tem a função de captar as frequências, e diga se de passagem há muitas frequências,até mesmo de emissoras de rádios amadoras que mandam sinal pras regiões.mas é muito bom o assunto sobre comunicação instrumental,apesar de não acreditar tenho interesse,pois pode ser um fenômeno parapsicológico.

    ResponderExcluir
  5. Já aconteceu comigo pessoal. Foi surpreendente. Não acreditava em nada relacionado à vida após a morte. O que me aconteceu, ou seja, a gravação que ouvi, deixou-me realmente surpreso.

    e-mail: claudiojucaferreira2003@gmail.com

    ResponderExcluir