Mistérios na filmagem de o Exorcista

Olá !
Aproveitando o tema do post de ontem do Victor gostaria de falar aqui sobre um assunto que muitos fãs de terror conhecem: o filme O Exorcista.
Claro que para os "contemporâneos" o filme pode não surtir tanto efeito quanto fez na época do seu lançado, mas é indiscutível que mesmo sem os recursos modernos o filme consegue dar um friozinho na espinha. Por falar nisso, os "efeitos especiais" eram praticamente todos improvisados, mas esse assunto pode ficar pra outro dia. O filme foi baseado em um romance de William Peter Blatty, que se inspirou em uma história supostamente real de um garoto que foi possuído pelo demônio. Esse livro eu lí, devorei em 2 dias, isso foi a muitos anos atráz e posso dizer que é muito bom, se o filme não mecheu com seus medos o livro vai mecher, é um suspense do ínicio ao fim, mais detalhado e esclarecedor que o filme.

O livro é iniciado com um versículo da bíblia muito apropriado à história:

... Quando [Jesus] desembarcou na praia, foi recebido por um homem da aldeia, possuído pelos demônios... Muitas vezes [eles] o subjulgavam, e então para segurança geral, [o povo] prendia com correntes e grilhões; mas ele sempre se soltava... " Como te chamas?" perguntou-lhe Jesus. "Legião", respondeu...

Evangelho segundo Ssao Lucas, cap 8 - vers 27 a 30


Mas agora vamos ao assunto do post.



Durante a filmagem do filme ocorreram muitos acidentes misteriosos que serviram para ajudar na publicidade do filme, embora tenham prejudicado intensamente as filmagens. Muitos acreditavam que eram meros acontecimentos do acaso, outros falavam em maldição. O diretor Friedkin pediu ao padre Tom Berminghan para exorcizar o set, mas Tom se negou pois tinha medo de aumentar a tensão já existente.

O INCÊNDIO NO SET

O incêndio no cenário de “O Exorcista” ainda é um mistério. O set pegou fogo num fim de semana quando não havia ninguém lá, deixando as gravações paradas por 5 semanas. Carpetes e paredes foram totalmente estragados. Os spriklers foram acionados, mas acabaram de estragar tudo. Até hoje ninguém encontrou o motivo do acidente, nenhum problema elétrico ou um incendiário criminoso, nada.

AS MORTES ENVOLVENDO PESSOAS LIGADAS AO FILME

Durante as filmagens, houve nove mortes com pessoas ligadas ao filme. Algumas diretamente como o ator Jack Macgowran, que também morre no filme, ele acaba sua participação em "O Exorcista" e dias após morre na vida real. Só de atrição morreram quatro. Em qualquer filme sempre há mortes de pessoas envolvidas mas nove é bem além da cota. Pessoas ligadas indiretamente ao filme também morreram durante 21 meses de filmagens, como o irmão do ator Max Von Sydon, o assistente do cameraman, cuja esposa teve um bebê que morreu. O funcionário encarregado da refrigeração do set e um jovem vigia foram as outras vítimas.


A MORTE DO PADRE VELHINHO

Quando estava filmando Jason Miller costumava ir a um restaurante perto do seminário jesuíta. Um certo dia um padre velhinho lhe deu uma medalhinha dizendo: “sabe pra que é isso? É um conceito do século XV, se fizer algo para o Diabo, ele virá pedir retribuição a você, ou vai tentar impedir o que está fazendo até que peça a ele. Esta medalha o protegerá, cuide-se bem.”
Três dias depois Jason Miller foi ao seminário jesuíta e encontrou em uma das salas laterais o velório daquele padre.


Share on Google Plus

About Daniel de Araujo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

14 Comentários: