Video of the Day

Lendas Sobre a Novela Estranho Poder

A novela chamada Estranho Poder tinha um enredo sobrenatural que lidava com muitas lendas urbanas . A sua versão original foi produzida por uma rede de televisão mexicana , a Televisa , em 1983 , com o nome original de El Malefício , que significa O Feitiço no Espanhol do México .

A trama é a seguinte : Enrique de Martino é um feiticeiro em busca de seu antecessor , que precisa ser uma criança com poderes sobrenaturais . Através da magia ele descobre que na sua cidade existe Juanito , um menino sensitivo , que possui uma família . De repente , em condições misteriosas o pai do garoto paranormal falece e sua mãe , Beatriz , fica viúva . Então o empresário Enrique de Martino aproxima – se desta mulher e casa – se com ela . Assim Juanito e sua irmã Vicky vão morar na mansão macabra deste empresário que possui três filhos : o perverso Jorge , o esquizofrênico César e o bipolar Raul . Aos poucos Beatriz descobre que seu marido é mau e empurrou a sua ex - esposa ao alcoolismo para tomar conta da fortuna dela .

O verdadeiro esposo de Beatriz não faleceu e aproxima – se dela , após uma operação plástica , fingindo ser irmão gêmeo de Enrique . No decorrer da trama Jorge violenta Vicky e , por isto , Beatriz obriga os dois a se casarem . No final da novela o feiticeiro morre no incêndio da sua própria mansão .

O mais interessante é que esta novela faz intertextualidades com muitas lendas urbanas e livros . Iremos comenta – las abaixo :

Enrique X O Retrato de Dorian Gray :

No livro intitulado O Retrato de Dorian Gray da autoria de Oscar Wilde , o personagem principal fez pacto com o diabo para permanecer jovem . Então sua imagem somente envelhecia no quadro .

Na novela Estranho Poder , Enrique também possui um quadro destes , que é a sua própria imagem . Porém ele chama o retrato de Bael , que é o nome de um demônio em hebraico , e conversa com esta pintura . No final da trama o empresário morre num incêndio em sua própria casa , mas o quadro permanece intacto .

Esta cena , também , faz intertextualidade com a lenda dos quadros das crianças chorando . Pois segundo o mito , estes retratos são diabólicos e causaram incêndios em muitas casas .

Vodu Com a Roupa da Pessoa :

Há uma lenda que diz que podemos fazer feitiço contra os nossos inimigos através das roupas deles . Uma cena que marcou – me muito foi quando uma inimiga de Enrique pegou um cachecol dele e exclamou :

- Manta que acariciou o pescoço dele , agora , afogue – o !

Então , naquele mesmo instante o homem passou mal .

Na época eu tinha onze anos e detestava uma menina da escola chamada Márcia . Um certo dia ela perdeu a sua manta . Então peguei esta peça com a intenção de fazer o feitiço da novela e fiz . No dia seguinte a menina estava rouca e com dor de garganta .

Seria isto uma coincidência ?

O Cão Negro do Bruxo :

Nesta novela Enrique possui um cachorro preto , de olhos vermelhos , que aparece e desaparece . Aqui existe a intertextualidade com a Mitologia Egipícia , onde o mensageiro da morte era um cão negro chamado Anúbis .

Liliana X Gasparzinho :

Na novela Estranho Poder temos a personagem da fantasma Liliana , a alma de uma menina morta por Enrique , que é a melhor amiga de Juanito . Esta garota lembra o personagem do fantasma Gasparzinho .

Problemas Neurológicos X Perturbações Ambientais

Nesta trama os filhos do bruxo possuem problemas neurológicos . Aqui esbarra – se num mito :

As condições ambientais , realmente , têm capacidade para alterar a faculdade psíquica de alguém ?

Aqui é bom lembrar que esta novela foi exibida no Brasil , pelo SBT , de agosto de 1984 até abril de 1985 .

Bem que o Sílvio Santos poderia fazer um remake dela nos dias atuais , pois com certeza iria fazer muito sucesso e levantaria a audiência .

Luciana do Rocio Mallon
Share on Google Plus

About Victor Ramide

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 Comentários:

  1. Eu adoraria poder assistir novamente esta novela, já que ela só foi exibida parcialmente. O sbt antes passava boas novelas mexicanas agora a programaçao deixa a deseijar

    ResponderExcluir