LENDAS BRASILEIRAS: – O CABOCLO-D’ÁGUA (NORDESTE)


O Caboclo-d’Água é um gigante que mora no lugar mais fundo do rio São Francisco, em uma gruta toda feita de ouro. Persegue os barqueiros sem dó nem piedade, vira as embarcações e também afugenta os peixes só para maltratar os pescadores. Matá-lo nem pensar! Tem o couro tão duro, mas tão duro quem nem atirar nele adianta: as balas não o penetram. Os pescadores também costumam pintar uma estrela debaixo de seus barcos para afugentá-lo. Quando sentem que estão sendo perseguidos pelo Caboclo-d’Água, oferecem um pedaço de fumo ao monstro, o que aparentemente o acalma. Algumas pessoas já tentaram chegar à gruta que é sua morada por causa do ouro, mas todas foram encontradas mortas algum tempo depois.
No rio São Francisco, os barcos costumam apresentar figuras estranhas e assustadoras esculpidas nas proas. São chamadas de carrancas, e servem para afugentar os seres que habitam o rio, tais como: o Caboclo-d’Água, a Mãe-d’Água e o Minhocão.
Share on Google Plus

About Daniel de Araujo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

4 Comentários: