Video of the Day

Primeira filmagem de ectoplasma em movimento



Essa é a primeira filmagem feita de uma ectoplasmia. O barão Schrenk-Notzing filmou a substância no momento em que ele entrava no corpo da médium Stanislawa P, em 1913. Esse é um registro histórico, que foi inclusive mencionado por Conan Doyle no seu História do Espiritismo.
Antes de mais nada, vamos creditar esse trecho de filme. Quem primeiro publicou os quadros da primeira filmagem foi o nosso amigo K.M. do excelente blog The Felix Physical Seance Circle, com os informes que aparecem no texto inicial do pequeno filme. Se não fosse a publicação desses quadros (pois a filmagem foi feita num aparelho muito antigo) por ele, com certeza não poderíamos ter tido a experiência de rever como foi a filmagem produzida pelo pesquisador alemão.

Animar os quadros, para tentar reproduzir o movimento captado por Schrenk-Notzing nas primeiras décadas do Século XX, foi obra de Wilton Pontes. Designer, desenhista e ilustrador, Wilton é criador de uma série de quadrinhos sobre o lado irônico do espiritismo, que tem feito um bom sucesso no movimento espírita brasileiro, conhecidas como "Espitirinhas". Sem o seu auxílio, não teríamos conseguido colocar os quadros em movimento.

Graças ao trabalho desses dois grandes colaboradores, conseguimos "reanimar" uma filmagem considerada perdida há décadas.
Fonte
Share on Google Plus

About Victor Ramide

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 Comentários:

  1. eu tenho um amigo que faz isso tambem mas nao é ectoplasma .....mas nao posso falar o que é fumaça tambem eheheheheh

    tirando a brincadeira é sinistro

    coloquei umas fotos em meu blog sobre ectoplasmas visitem


    otimo post parabens


    www.alemdotumulo.blogspot.com

    ResponderExcluir