Video of the Day

Lendas do Tesouro Pernetta de Pinhais

http://adrenalinarpg.files.wordpress.com/2009/04/tesouro.jpg



Estas estórias foram contadas por Mara Sandra e Neusa Souza . Elas me autorizaram a colocar estes causos  na Internet .
A cidade de Pinhais possui muitas lendas urbanas , leremos algumas abaixo :
 
Tesouro Enterrado :
 
Reza a lenda que grande parte da cidade de Pinhais , no Paraná , era uma fazenda que pertencia a Família Pernetta no século dezenove , época que era comum enterrar tesouros nas propriedades rurais .
O tempo passou e no século vinte , os descendentes dos Pernettas venderam grande quantidade das suas terras , que acabaram fazendo parte do município . Algum tempo depois , alguns pedreiros de uma construtora ,  foram contratados para fazer casas populares para conjuntos habitacionais . Dentre eles estava o cruel Roberto e o bondoso  Mauro que tinha problemas neurológicos . Um certo dia , Roberto estava cavando a terra e encontrou um tacho repleto de ouro , saiu correndo e ficou bobo . Algumas horas depois , sem entender nada , Mauro foi até o local onde o colega estava trabalhando e carregou o tesouro . Meses depois  este rapaz foi encontrado curado ,  de seu problema neurológico ,  e morando numa linda casa bem equipada . Após este acontecimento surgiu o boato de que o moço tinha achado o tesouro enterrado que pertenceu a  família Pernetta .
 
O Anel do Poeta :
 
Reza a lenda que o escritor Emiliano Pernetta fazia parte de uma seita mística e tinha um anel encantado que trazia – lhe sorte .
Um certo dia  uma menina chamada Patrícia , moradora da cidade de Pinhais que tinha muita dificuldade de aprender na escola  , estava cavando o quintal da sua casa . De repente , ela achou um lindo anel em forma de estrela com uma caveira dentro  . Sem se preocupar com a origem da jóia , a garota colocou o adorno em seu dedo . Após isto sua personalidade modificou – se totalmente : ela passou a escrever poesias e a tirar notas boas na escola , o que não acontecia antes . A menina chegou até a ganhar um troféu na Olimpíada de Matemática . Mas com o tempo ela ficou esnobe e passou a desprezar seus amigos . Uma vez Angela , sua melhor  amiga ,  pediu ajuda para resolver problemas de Aritmética , porém Patrícia chamou sua colega de burra . Na manhã seguinte , a garota viu que o anel não estava mais em seu dedo . Assim procurou a jóia em todos os lugares , mas não achou . Naquele instante ela voltou a ter dificuldades para aprender e tudo voltou como era antes . Deste jeito surgiu o boato de que a menina achou o anel poderoso do poeta , porém a jóia desapareceu porque ela ficou metida com seus novos dons .
Luciana do Rocio Mallon
Share on Google Plus

About Victor Ramide

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

1 Comentários:

  1. eu moro em frente onde foi a chacara de emiliano perneta, quando criança brincava la, tinha varias passagens secretas, uma sala , tipo uma adega embaixo do tapete do corredor, ja vi mta coisa estranha la, hoje é um condominio mas a casa ainda continua la. legal nao conhecia esta lenda.

    ResponderExcluir