Seis tipos de filmes apocalipticos

Eae galera sinistra, o post de hoje vai falar sobre os seis métodos de destruição em massa mais usados em filmes apocalipticos... Corram para seus abrigos nucleares, pegue a sua arma mais forte e em hipótese nenhuma caia no sono!!

Obs: Cliquem nos links para ver as capas!

1 - Holocausto nuclear
A Guerra nuclear foi um dos cenários apocalípticos mais populares dos anos 50 até a queda da União Soviética no início dos anos 90, a Guerra Fria também gerou o medo de uma catástrofe nuclear. Nestes filmes, o medo não vem da explosão em si, mas a partir das ações dos sobreviventes desesperados após a explosão (Panic in the Year Zero!) ou das criaturas mutantes geradas pela radiação (The Day the World Ended).

Exemplo de filmes:
2 - Infecção Viral

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTVmBlCh4tQpzFolfhhCi2IJrV7p422wpTd9TlE3GRtYBWO4QDTlroBuSGPwA

Um cenário de pandemia mundial maciça tornou-se cada vez mais popular nos anos 70, com o aumento da liberdade sexual levantou-se preocupações com as doenças contagiosas (Rabid), e por volta do século 21, com o surgimento de infecções de alto nível, como a Aids e a gripe suína, fez esse tipo de apocalipse um tema popular de filmes de terror (28 Days Later).

3 - Apocalipse Zombie

http://2.bp.blogspot.com/-hm_rdsgkEu0/Tq0rACsNzDI/AAAAAAAABnY/B2Oq2pbJbFU/s1600/b1112_notld.jpg

Basicamente, uma ramificação da "infecção viral", a "infecção zumbi" - em que um patógeno faz com que os mortos ressuscitem - assumiu uma vida própria desde Night of the Living Dead de George Romero, num momento em que a sua violência gráfica refletiu o aumento do pessimismo da era da Guerra do Vietnã. No século 21, o apocalipse zumbi teve um ressurgimento, impulsionado por medo de doenças, terrorismo e instabilidade global.

Exemplo de filmes:
http://3.bp.blogspot.com/-PqFq_g-Lh5Q/TaprWUiRF1I/AAAAAAAAAks/XPWcEoaNh_o/s400/lifeforce-dvdrip-1985.jpg

Os cenários de invasão alienígena que se tornou popular nos anos 50 reflete os temores da infiltração comunista, que continuou a até a queda da União Soviética nos anos 90, época em que o terrorismo substituiu o comunismo como a principal ameaça encoberta simbolizado pelo alienígenas infiltrados como humanos em filmes como Invasion of the Body Snatchers e They Live.

Exemplo de filmes


5 - O fim dos tempos (sobrenatural)

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5QIra6NmRFxzxE5UofkqT4vM59KJlUy7qm5KOO2nS5QfIN46RZK2se8jI-A

Enquanto os temas satânicos de filmes de terror como Rosemary's Baby e The Omen se tornou popular nos anos 60 e 70 como um reflexo do medo de aniquilação global e como uma reação religiosa à flexibilidade dos costumes sociais, as forças do mal raramente são mostradas trazendo algo sobre um apocalipse (ver os filmes The Omen ou End of Days) - talvez porque tal evento provavelmente não deixam sobreviventes para ser destaque em um filme. Ocasionalmente, porém, existem alguns filmes que mostram, pelo menos, a destruição parcial da humanidade por meio de demonios (Demons), fantasmas (Pulse) ou por forças sobrenaturais (The Mist).

Exemplo de Filmes:
6 - Contra-ataque da Natureza

http://4.bp.blogspot.com/-CMIH9ikbmbA/TeEl_Hg2prI/AAAAAAAAEfE/PgzMqJyr7Zw/s1600/Night+of+the+Lepus+Poster+2.jpg

O "contra-ataque da natureza" geralmente envolve tanto " um ato de Deus" (Night of the Comet) quanto uma rebelião da natureza contra as ações do homem - como testes nucleares (Beginning of the End) ou experimentos científicos (Night of the Lepus). Este último em particular tornou-se popular nos anos 50, graças ao medo de testes nucleares (que, nos filmes, cria animais monstruosamente grande), e novamente nos anos 70, quando aumentou a preocupação com a poluição, criaram enredos sobre os animais que saiam atacando todo mundo (Frogs ).

Exemplo de filmes:

Share on Google Plus

About Neto Sanches

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

5 Comentários:

  1. no contra ataque da natureza vc poderia ter citado planeta dos macacos.

    ResponderExcluir
  2. Post legal.

    Já conhece o Linkorama?


    Você pode enviar quantos links quiser e aumentar a visibilidade do seu blog.

    Linkorama.com.br

    ResponderExcluir
  3. Filme de zumbi: I am Legend.

    Tem um filme japones, onde um peixo(leia monstro) marinho aterroriza os moradores, rapta um garota. Esse filme me parece uma crítica ambiental.
    Se alguem puder me ajudar a lembrar o nome...

    ResponderExcluir
  4. Não é japonês é sul-coreano e o nome do filme é o hospedeiro. Filme muito legal por sinal!

    ResponderExcluir