
Vou apresentar pra vocês la Llorona, aposto que muitos já conhecem mas quem ainda não, recomendo que leiam a história abaixo.
Antes vou compartilhar algo, adoro música latina e conheci essa lenda através de uma que baixei aleatoriamente certo dia, então pra dar um clima ao momento leiam ouvindo isso aqui.
Bom, essa é a lenda mais popular entre os mexicanos e é uma história tão forte entre os naturais do país que até descendentes vivendo em outros países afirmam ter visto La Llorona.
Segundo a lenda no ano de 1.550 a bela hispano-índia D. Luísa de Oliveros se tornou amante do nobre D. Nuño de Montesclaro, se amavam e juntos tiveram 2 filhos e Luísa sempre sonhou se tornar noiva do nobre. Porém inexplicavelmente D. Nuño a abandonou.
Solitária, abandonada e angustiada, Luísa foi até a mansão Monstesclaro na esperança de recuperar seu amor, chegando lá se deparou com a festa de casamento de seu amado com uma espanhola de família nobre. Luísa foi até ele desesperada e envolta em lágrimas mas foi desprezada e de forma fria foi obrigada a escutar que devido seu sangue indígena nunca poderia se tornar sua mulher.
Semilouca e possuída do mais profundo desespero, a jovem correu desvairadamente para casa e assassinou seus filhos com um pequeno punhal que lhe fora oferecido pelo amante. Depois saiu de casa, coberta de sangue, e precipitou-se aos gritos pelas ruas, até que foi presa e encarcerada numa cela. Foi condenada a feitiçaria.
O corpo de D. Luísa de Oliveros, enforcada em público na Cidade do México, foi deixado balouçar como humilhação final, objeto de escárnio público durante 6 horas.
Desde então, os gritos de seu fantasma têm ecoado pela Cidade do México que em meio a lágrimas grita: "Oh, meu filhos, meu pobres, desgraçados filhos!" Os moradores da Cidade se refugiavam em suas moradias durante a noite.
Isto se dava, especialmente, com os moradores da antiga Tenochtitlan, que trancavam suas portas e janelas, e todas as noites eram acordados pelos prantos de uma mulher que andava sob o luar, chorando.
Dizem que aqueles que vão atras de averiguar seu pranto durante noites de lua cheia se deparam com uma espessa neblina rente ao solo e a mulher vestida de branco com véu cobrindo o rosto, percorrendo a cidade em todas as direções - sempre se detendo na Plaza Mayor, onde ajoelhava-se voltada para o oriente e, em seguida, levantava-se para continuar sua ronda e ao chegar às margens do lago Texcoco, desaparecia. Poucos homens se arriscaram a aproximar-se do espectro fantasmagórico - aqueles que o fizeram sofreram com espantosas revelações, ou morreram.
Existem outras versões para a lenda, alguns dizem que: Uma versão da lenda é de origem mexicali, e narra que esta misteriosa mulher era a deusa Cihuacóatl, que vestia-se com roupas da nobreza pré-colombiana e quando da conquista do México, gritava: "Oh, meus filhos! Onde os levarei, para que não acabe por perdê-los?", e realizava augúrios terríveis.
Uma versão diz que A Chorona era a alma de la Malinche, penando por trair os mexicanos durante a Conquista do México.
Outra relata a tragédia de uma mulher rica e gananciosa que, enviuvando-se, perdeu a riqueza e, não suportando a miséria, afogou seus filhos e matou-se, mas retornou para penar por seus crimes.
Seria, por outra, uma jovem apaixonada que morrera um dia antes de casar-se, e trazia para seu noivo um buquê de rosas, que nunca chegou entregar.Uma variante relata que seria uma esposa morta na ausência do marido, a quem voltaria para dar um beijo de despedida.
Diz, ainda outra versão, que esta mulher fora assassinada pelo marido e aparecia para lamentar sua morte e protestar sua inocência.Outra variante diz, que ela fora uma princesa inca que tinha se apaixonado por um soldado espanhol.
Eles viveram um grande romance e tiveram um filho. Para ele, era um filho bastardo, e casou-se com outra. A princesa então afogara a criança, e o arrependimento pelo seu crime a fizera morrer.

Via.
O fato é que não importa em qual versão você acredite mas milhares de mexicanos afirmam ouvir o penar da mulher que chora.
Existem diversos filmes que contam a lenda da Chorona e recentemente a série Grimm fez um especial de halloween baseado na lenda (leia mais aqui), que eu não posso recomendar já que não assisto a série ainda.
Por hoje é isso, até a próxima, pessoal. :)
Interessante! (-^_^-)
ResponderExcluir