A escada Milagrosa de São José


Na cidade de Santa Fé, capital do estado norte-americano do Novo México, encontramos na Capela Loretto uma prova da existência de São José e de seus milagres na vida cotidiana. Trata-se da Escada Milagrosa, atribuída a São José Carpinteiro.

Na segunda metade do século XIX, foi construída uma capela em estilo gótico para servir às irmãs de Loretto, na cidade de Santa Fé. Em 1878, ano de sua conclusão, constatou-se que não havia nenhum acesso ao piso superior, onde deveria ficar localizado o coro da Igreja. Vários engenheiros, arquitetos e carpinteiros foram chamados para dar uma solução ao problema. Todos eram unânimes em afirmar que a única solução implicaria na mudança da estrutura interna da Capela.

Preocupadas com o problema e objetivando encontrar uma solução, as irmãs de Loretto iniciaram uma novena a São José - o santo padroeiro dos carpinteiros. Conta a história que, no nono dia da novena, apareceu um homem procurando por emprego com um burro e uma caixa de ferramentas. Meses depois, a escada em forma espiral estava pronta e o carpinteiro havia desaparecido sem receber seu pagamento, nem tampouco agradecimentos pela bela obra deixada. Após procurarem o carpinteiro por toda a região, com anúncios no jornal local, muitos concluíram que se tratava de um milagre, ou seja, a escada havia sido construída pelo próprio São José.

São José, o carpinteiro, havia construído uma escada de estrutura fenomenal. O desenho arquitetônico era inovador para a época (séc. XIX). A escada, em forma circular, possui 33 degraus (a idade de Cristo), dois ângulos de 360 graus e não há nela nenhum suporte central. A escada foi construída sem nenhum parafuso e cola, apenas com pregos de madeira. Constatou-se também que a madeira utilizada na construção da referida escada não é oriunda de Santa Fé e proximidades.

Ainda hoje, quem visita esta bela cidade histórica de Santa Fé, colonizada inicialmente pelos espanhóis, fica encantado com a Escada Milagrosa. Milhares de turistas e peregrinos acorrem à Capela Loretto, que hoje funciona como um museu aberto à visitação pública. A Capela também é usada para a realização de casamentos e solenidades especiais.



Share on Google Plus

About Daniel de Araujo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

3 Comentários:

  1. Sem dúvida,acredito piamente no milagre, deste santíssimo homem, que foi o pai de Jesus na terra, uma escada assim,tão perfeita,só poderia ter sido feita por um homem que viveu aqui na terra,ao lado de Deus,e há 20 séculos,compartilha nos céus,a glória de ser Santo.

    ResponderExcluir
  2. Já li essa historia antes, e creio ser mesmo um milagre!

    ResponderExcluir
  3. Acredito na extraordinária capacidade humana de transformar e criar coisas belas, e sei que os homens são constantemente sugestionados por energias, a fazer coisas boas e ruins. Admiro a bela obra arquitetônica produzida por esta humilde, porém brilhante pessoa, mas acho exagero atribuir tal feito a uma pessoa que há muito deixou suas realizações aqui na terra e voltou apenas para fazer uma escada. Sem dúvida este grandioso homem, chamado José, segue em sua escala evolutiva pelos infinitos mudos existentes no cosmo afora... Para mim, mais vale reconhecer a bela escada que este marceneiro anônimo deixou sem nem ao menos pedir recompensa ou reconhecimento pelo trabalho.

    ResponderExcluir