Video of the Day

Criança robótica imita comportamento humano

Como pode ver não estamos falando de Halley, do filme Inteligência Artificial, dirigido por Steven Spielberg. Os japoneses (como de costume) criaram um robô que aprende expressões faciais e decora como interagir socialmente. O "menino" já está com 2 anos de idade e até aprendeu a andar.
Seus criadores afirmam que a relação do robô com o mundo à sua volta é idêntica a de um bebê. Ele observa e depois (assusta e) imita as pessoas à sua volta. A criança humanóide de 1 metro e 30 centímetros foi criada para aprender como um humano.
A criatura careca, de 33 quilos, fica com seus olhos assustadores grudados com quem interage com ele, analisando cada movimento. Depois, analisa o contexto social em que está envolvido e imita o que viu anteriormente, copiando atitudes que observou em humanos de verdade.
O robô é capaz de gravar expressões faciais e movimentos usando câmeras oculares. Depois as combina com sensações a as usa em momentos apropriados. Sua “pele” também é completamente recheada de sensores, para que ele identifique os tipos de toque humano – como um cafuné.
O CB2 (Child-robot with Biomimetic Body, ou Robô-criança com corpo biomimético) foi apresentado ao mundo em 2007. Desde então ele aprendeu sozinho como andar – e pode se mover usando 51 "músculos", controlados por ar pressurizado.




Fonte: HScience
Share on Google Plus

About Daniel de Araujo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

2 Comentários: