Video of the Day

O que aconteceria se a Terra parasse de girar?


O fim do movimento de rotação da Terra já foi tema de vários filmes e história de ficção científica. De fato, nem mesmo os cientistas sabem exatamente quais seriam as verdadeiras conseqüências disto para os seres vivos, no entanto, uma coisa é fato: seria uma catástrofe inimaginável. Para a maioria dos cientistas, o mais provável é que a vida na Terra seria extinta.

Para o professor Marcelo Knobel, do Instituto de Física da Unicamp, se a Terra parasse de girar, o planeta sofreria os efeitos da inércia, uma vez que sairia de uma velocidade de aproximadamente 900 km/h (em uma latitude de 45°) para zero. Desta forma, todas as construções sobre a superfície terrestre desabariam, além disso, fortíssimos terremotos sem igual assolariam a face da Terra.

Em médio e longo prazo, praticamente todos os ecossistemas seriam destruídos; provavelmente algumas espécies de regiões abissais poderiam sobreviver, já que têm a vida baseada na quimiossíntese. Essa destruição se daria pelo fato de que, nestas condições, o dia terreno passaria a durar um ano, metade dele com luz solar e a outra metade nas trevas, o que destruiria todos os seres vivos por calor ou frio extremo.

Por calor, pelo fato de que haveria uma evaporação intensa de água dos oceanos do lado dia, aumentando o efeito estufa, e, consequentemente, as temperaturas, que poderiam chegar a níveis exorbitantes. Por frio, pelo fato de que as correntes oceânicas do lado noite formariam camadas de gelo muito espessas, que não derreteriam nem se estivessem no lado dia, desencadeando uma eterna era glacial.

Fonte:Brasil Escola
Share on Google Plus

About Daniel de Araujo

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

3 Comentários:

  1. Meu Deus!!!

    Eu NUNCA havia pensado nessa hipótese!

    Estou em total estado de choque...
    ... e rezando pra que isso jamais aconteça!

    ResponderExcluir
  2. Exatamante isso,se a Terra parasse seu movimento de rotação,seríamos arremessados como acontece com um veículo em movimento que freia bruscamente, e também as contruções do planeta desabariam,mas o pior mesmo seria se parasse o movimento de Translação,pois nesse caso o mais provável é que a Terra seria atraída em direção ao Sol,aliás o memo aconteceria com a Lua,se a mesma parasse sua translação ao redor da Terra ela poderia se chocar com o nosso planeta ou até mesmo se perder no espaço,mas é claro que isso é quase impossível de acontecer,até porque a Lua se afasta da Terra 3,8cm por ano,pois as Próprias marés afastam a Lua .ENTRETANTO o fim do sistema solar será mais ou menos daqui há 5 bilhões de anos quando o nosso astro rei se tornar uma gigante vermelha,(pois já terá consumido todo seu Hidrogênio e o Sol começará a queimar gás Hélio expandindo assim o seu tamanho engolindo planetas como Mercurío,Venus,Terra e Marte), mas muito antes disso nosso planeta já não poderá abrigar vida,pois com a expansão do Sol,a Temperatura será muito alta a ponto de evaporar todos os oceanos e recursos hídricos ou seja nessa ocasião a Terra nada mais será que uma gigante bola de lava,claro até ser engolida pelo Sol.Contudo podemos perceber o quão frágeis somos nesse imenso universo,assim sendo devemos cuidar do nosso Planeta que nos abriga e que nos disponibiliza todos os seus recursos naturais.Um forte abraço a todos.

    ResponderExcluir
  3. As vezes agente nein para pra pensar nessas coisas, a chance de acontecer e em 1 em 1.000 mais quem sabe um dia possa acontecer, e é claro nenhum de nós estariamos preparados para essa catastrofe ;

    ResponderExcluir