Video of the Day

O que se sente na hora da morte.



A hora final, os últimos momentos de vida... Sempre tive curiosidade de saber o que as pessoas sentem na hora da morte... Há, inclusive, uma matéria, um ramo da ciência, que se dedica a estudar, entre outras coisas, os mecanismos da morte: a tanatologia.

Pois bem, a New Scientist publicou uma matéria que examina o que acontece nos últimos momentos da vida (ou nos primeiros da morte) em vários tipos diferentes de "partida".

1. Afogamento

Primeiro, o pânico e o ato reflexo de prender a respiração, o que dura de alguns segundos a poucos minutos. Em seguida, a inalação do líquido... Vítimas de afogamento (as que escaparam, claro) dizem que, ao inalar a água, tem-se a impressão que os pulmões estão se rasgando e/ou se queimando. Em seguida, uma sensação de calma e tranquilidade. A falta de oxigenação do cérebro resulta em perda da consciência, parada cardíaca e morte cerebral.

2. Ataque Cardíaco

Dor aguda no peito ou sensação de aperto são os sintomas mais comuns na hora do enfarto. A arritmia cardíaca leva à parada total do coração, que, por sua vez, leva à perda da consciência em aproximadamente 10 segundos e à morte, minutos depois.

3. Hemorragia

Há vários estágios de choque hemorrágico. A perda de 1,5 litro de sangue provoca sede, fraqueza e ansiedade. Ao perder 2 litros, sente-se tontura, confusão mental e, na sequência, perda da consciência.

4. Choque Elétrico

Um choque elétrico "residencial" pode provocar parada cardíaca, levando à perda da consciência em aproximadamente 10 segundos. Correntes elétricas mais fortes podem fazer o "serviço" instantaneamente.

5. Quedas

Um estudo dos corpos de 100 suicidas que pularam da Ponte "Golden Gate", em San Francisco, Califórnia, EUA (74 metros de altura), concluíram que em vários dos casos a morte foi instantânea, devido a pulmões esmagados, corações que explodiram ou danos internos provocados por fragmentos das costelas, que se quebraram com o impacto.

6. Enforcamento

A perda da consciência ocorre em aproximadamente 10 segundos, a não ser que a corda não tenha sido bem colocada, o que pode estender o tempo do suplício para alguns minutos.

7. Fogo

A sensação de dor é intensa. Mas o que provoca a morte é a inalação da fumaça e a consequente asfixia.

8. Decapitação

Acredita-se que o decapitado mantenha a consciência durante uns 7 segundos após a decapitação. Mas há relatos, dos tempos das guilhotinas, de casos em que as cabeças decapitadas moviam os olhos e abriam as bocas por até 30 segundos depois das execuções.

A morte cerebral, entretanto, ocorre, na grande maioria dos casos, independentemente do tipo de acidente ou doença, por falta de oxigenação, conclui o estudo.

Fonte: http://www.mdsbezerra.com
Share on Google Plus

About Victor Ramide

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.

5 Comentários:

  1. Já imaginava que fosse mais ou menos isso.
    Mas no caso das quedas, se a altura for do tipo imensa, li uma vez num ''artigo médico' que o coração para antes do corpo chegar ao solo, algo tipo ''mecanismo de defesa enviado pelo cérebro''
    Gostaria de ler mais matérias sobre isso, é possívbel postar?

    ResponderExcluir
  2. A questão da conciência antes da morte pode variar muito de pessoa a pessoa.
    Em qualquer um dos casos, se o trauma em questão foi muito intenso, ela pode desmaiar instantâneamente, ou pode ainda tentar se salvar intuitivamente.
    Mas, qualquer uma delas, deve ser horrível.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Sandra, eu tbm ja vi algo parecido, pesquisarei e se encontrar material legal posto aqui ok? bjus

    ResponderExcluir
  4. Nossa que legal essa matéria!Mas e quando se morre de amor?O que se sente e quanto tempo leva pra morrer?

    ResponderExcluir
  5. bem, se morrer for como desmaiar a pessoa nem sente nada
    eu falo isso pq sou atleta e fui pular de um local alto e acabei errando o pulo e bati a cabeça
    não lembro de ter batido lembro do antes e lembro de minutos ou segundos antes de pular mas nao lembro de ter batido, e lembro quando acordei no chao com muitas pessoas ao meu redor.
    mas so posso dizer que não senti nada ao bater a cabeça, e quando acordei parecia que tinha acordado de um sono normal ou seja, se a morte for assim a pessoa nem sente nada, claro que na morte a pessoa nao acorda mais.

    ResponderExcluir